Casaquinho de tricô

O QUE SIGNIFICA "TEX" NO RÓTULO DOS FIOS TÊXTEIS





Sempre me perguntei o motivo de grande parte dos rótulos de linhas para crochê não indicarem o peso de cada novelo.
Aquela sigla "TEX" também me incomodava por desconhecer seu significado.
Bastou dedicar um tempinho para pesquisa e a resposta apareceu.




A sigla "TEX" é um título usado internacionalmente para indicar a grossura do fio. Um TEX indica o número de gramas a cada 1000 metros de fio.
De posse deste conhecimento, muitas dúvidas foram esclarecidas. Por exemplo:
- Quando eu tenho um novelo de linha 100% algodão indicando no rotulo "TEX 295" e conteúdo 500 m, sei que o peso do novelo é 147,5 gramas.
1000 metros = 295 gramas
500 metros = 1000 metros : 2 (metade de 1000)
295 gramas : 2= 147,5
- Quando um trabalho indicar que eu devo usar linha grossa (TEX 295, 300), e eu tiver apenas linhas mais finas (TEX 147,5, 150), sei que posso trabalhar com 2 fios da linha mais fina para dar a mesma textura na peça.
Esta comparação só pode ser feita entre fios da mesma espécie. Ou seja, fio de algodão só pode ser comparado com fio de algodão, viscose com viscose, sisal com sisal e assim por diante. 1000 metros de fio de algodão tem um peso diferente de 1000 metros de fio de viscose.
No Brasil, é comum ver a indicação TEX nos rótulos. Porém existem outros títulos para fios têxteis, conforme o sistema de medida adotado (Ne, Nm, Dtex, Ktex, den).  Abaixo alguns dos links que possam interessar caso queira saber mais um pouco sobre o assunto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_(t%C3%AAxtil)
http://www.ganhemaiscirculo.com.br/a-sigla-tex-o-que-e-e-para-que-serve/
Agora ficou mais fácil indicar a grossura da linha quando for postar um passo a passo. Indicar o TEX é uma maneira de ampliar as possibilidades de uso de fios da mesma marca ou até mesmo de marcas diferentes, para chegar a um bom resultado.
Fui clara?

Comentários

Postar um comentário